Tarsila do Amaral e as paisagens brasileiras¹
O olhar de Tarsila sob a paisagem da vida cotidiana, rica em elementos que retratam diversas paisagens de nosso país.
As paisagens da Tarsila fundem as ideias do desenvolvimento industrial e urbano com a (re) descoberta do Brasil, da cultura popular e do passado colonial. A paisagem brasileira é rica em elementos e retratam diversas paisagens do país.
Sugestão de atividade
Esta publicação é uma possibilidade de trabalho interdisciplinar entre a Geografia, História e a Arte, lembrando que cabe ao professor de Geografia trabalhar o conceito de paisagem e suas características, e a transformação da mesma.
Após abordar o conceito de paisagem, o professor Ddeve fazer a apresentação de "quem foi a Tarsila", suas principais obras, uma análise de cada tela escolhida para a atividade. Fica a critério do professor fazer a escolhas das obras.
A atividade proposta consiste na releitura das obras de Tarsila, sob a ótica do conceito de paisagem. O docente deve pedir aos alunos que façam uma releitura da obra por (cada aluno escolhe uma tela), é fundamental que o professor fale sobre cada obra antes, ao menos mencione os aspectos das mesmas, seus elementos etc.
Após a releitura ter sido concluída, o aluno deve identificar os elementos naturais e culturais presentes em sua releitura da obra.
Após o trabalho finalizado, estas releituras podem ser expostas na escola ou na semana cultural, os alunos apresentam suas releituras sob a ótica do conceito de paisagem na Geografia.
Material de apoio
Em nosso outro blog, temos uma série de textos e capítulos de livros referente ao conceito de paisagem. Tem Ana Fani, Milton Santos e mais. Acesse clicando AQUI.
¹ Titulo baseado na tese de NAYMME TATYANE ALMEIDA "A paisagem como um discurso em Tarsila do Amaral, a construção de um diálogo entre o espaço social e pictórico na década de vinte do século XX no Brasil: do Pau Brasil a Antropofagia".
Clique aqui e acesse a tese completa. Organização e edição: Fernanda E. Mattos, autora e colunista do Blog Um quê de Crítica na Geografia.
É permitido o compartilhamento desta publicação e até mesmo a edição da mesma. Sem fins lucrativos e cite a fonte. Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Comentários
Postar um comentário