“A dança no Gelo”: comparação: A GUERRA
FRIA E JOGO DE XADREZ
Caro (a) docente, explique o texto abaixo aos alunos, faça uma analogia sobre o Jogo de Xadrez e a Guerra Fria. Após a explicação, segue a sugestão de uma atividade prática.
Durante os tempos de
Guerra Fria, o planeta era encarado como uma espécie de enorme tabuleiro de
xadrez.
A partida deveria ser jogada com decisão, mas também com certa cautela
ambos movendo seus peões.
A partida era disputada
por dois jogadores, Estados Unidos e União Soviética, empenados em manter as posições
que á haviam conquistado- sua áreas de influência políticas consolidadas depois
de novas áreas ao adversário.
Nenhum país ou região
do globo era considerado fora dos limites do jogo: cada casa do tabuleiro estaria, forçosamente, sob domínio de um ou de outro competidor.
Ao contrário do
xadrez comum, era inimaginável um ataque direto ao núcleo das forças
adversárias (não havendo conflitos diretos, campos de batalha, soldados em atrito e etc).
O confronto aberto entre as superpotências, como, já vimos,
provavelmente faria voar pelos ares todas as peças do próprio tabuleiro. Com
certa cautela, parcialmente, ano a ano, norte-americanos e soviéticos moviam
seus peões em diversas partes do globo, de forma estratégica.
Atacando ou defendendo governos
nacionais e grupos em disputa pelo poder local.
Submetidos à mera
condição de cenário dessa disputa, o mundo assistia os lances de um jogo que
parecia interminável e que se arrastaria angustiosamente por décadas. Até o seu fim oficial, com a dissolução da URSS, em 1991, com a Queda do Muro de Berlim.
Exemplo simples de um "Xadrez temático sobre a Guerra Fria" |
SUGESTÃO DE ATIVIDADE
- Confecção de um tabuleiro e peças de xadrez temático ao contexto da Guerra Fria;
- Utilize as cores de cada país na elaboração do tabuleiro e das peças use abuse da criatividade;
- As peças, podem ser feitas com tampinhas de garrafas diversas, ou da forma como preferir, é importante estar presente nas peças o nome de cada uma, para que na hora facilite a movimentação e o seguimento das regras do jogo.
- Após o término da confecção do jogo, é hora de montar uma disputa em sala, com jogadores representantes os EUA e URSS
POSTAGEM ORGANIZADA POR: FERNANDA E. MATTOS, AUTORA E COLUNISTA DO BLOG UM QUÊ DE CRÍTICA NA GEOGRAFIA. GRADUADA E PÓS GRADUADA EM GEOGRAFIA PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA.
É permitido o compartilhamento desta publicação e até mesmo a edição da mesma. Sem fins lucrativos e cite a fonte. Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Comentários
Postar um comentário