MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA: Encerramento dos projetos e atividades - Breve história do intercâmbio entre a África e a Europa
MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA: Encerramento dos projetos e atividades - "Breve história do intercâmbio entre a África e a Europa"
![]() |
(1871) David Livingstone, explorador escocês. |
Nada de novo havia na escravidão hereditária, que vinha dos tempos da Grécia e da Roma. Mas a Europa contribuiu, a partir do Renascimento, com algumas novidades: nunca antes tinha sido determinada a escravidão a partir da cor da pele, e nunca antes, a venda de carne humana tinha sido o mais brilhante negócio internacional.
Durante os séculos XVI, XVII e XVIII, a África vendia escravos e comprava fuzis: trocava braços por violência.
Depois, durantes os séculos XIX e XX, a África entregava ouro, diamantes, cobre, marfim, borracha e café e recebia Bíblias: trocava a riqueza da terra pela promessa do céu.
SÍNTESE E PUBLICAÇÃO: FERNANDA E. MATTOS, AUTORA E COLUNISTA DO BLOG. REFERÊNCIA: ESPELHOS, P.148 EDUARDO GALEANO. P.282. EDITORA: L&PM EDITORES, 2008. É permitido o compartilhamento desta publicação e até mesmo a edição da mesma. Sem fins lucrativos e cite a fonte. Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. 
Comentários
Postar um comentário