Pular para o conteúdo principal

“A consciência de classe e o conceito de classe operária”- Via: Dicionário do pensamento marxista e do pensamento social no século XX.

“A consciência de classe e o conceito de classe operária”-  Via: Dicionário do pensamento marxista e do pensamento social no século XX.


Esta publicação é uma junção das ideias referente aos conceitos: classe e classe operária. Fazendo o uso das obras citadas na referência.

“A história de todas as sociedades que até hoje existiram é a história das lutas de classes”
Classe: Em seu sentido social, a palavra indica grupos amplos, entre os quais a distribuição desigual de bens econômicos e/ou a divisão preferencial de prerrogativa políticas e/ou diferenciação discriminatória de valores culturais resultam respectivamente da exploração econômica, da opressão política e da dominação cultural. (Dicionário do pensamento social do século XX).


A luta de classes por @EnekoHumor. 
Segundo o “Dicionário do pensamento marxista”, o conceito de classe tem uma importância capital na teoria marxista, conquanto nem Marx, nem Engels jamais tenham formulado de maneira sistemática. Apesar desta circunstância, a falta de uma definição objetiva e clara, não impediu que ambos tivessem a visão de que a classe é uma força política, e que somente por meio da política é que de fato, há luta pela emancipação.
Os livros: A ideologia alemã, A situação da classe trabalhadora na Inglaterra e o Manifesto, Miséria da filosofia, Dezoito Brumário de Luís Bonaparte, são obras onde há o esforço de abordagem da força política da classe operária.

Proletariado: “a classe que pertence o futuro”.
Segundo Marx e Engels (Dicionário do pensamento marxista), a classe operária, engajada em sua luta contra a burguesia, era a força política que deveria realizar a “destruição do capitalismo”, e assim, promover a transição para o sistema socialista: “a classe que pertence ao futuro” como escreveu Marx em seu prefácio à  Enquête Ouvirière em 1880.

“Grupo social que compreende trabalhadores de minas, fábricas, transportes e tarefas correlatas, reunidos nas cidades industriais em rápido crescimento (...)
Esta é a primeira descrição de classe operária em o “Dicionário do pensamento social.

“O proletariado atravessa várias fases de desenvolvimento”.
Deixo em evidência, (observação feita pelo autor Dicionário do pensamento social), a consciência de que, nos países avançados, a classe operária, conforme tradicionalmente concebida, não é mais o que Marx descreveu como “a imensa maioria”, constituindo no máximo 50% da população. Assim como há visões de mudanças, há um contraponto, ainda existem intelectuais que defendem uma nítida estrutura de classes, onde a classe operária continua a ser um amplo e importante elemento na estrutura/divisão de classes e conflitos. E, por mais que tenham sido modificados em sua expressão, continuam a exercer uma influência preponderante nas correntes do pensamento social e na política.

A ideia de transformações ocorridas com as classes, também é abordada no “Dicionário do pensamento marxista” (abordado no Manifesto), “o proletariado atravessa várias fases de desenvolvimento”.

Em qualquer uma dessas interpretações (visão reformista versus visão revolucionária), a continuidade da luta por uma sociedade mais igualitária, continua firme e é importante compreender que a luta política é crucial, “sendo a mais poderosa força política de transformação radical da sociedade burguês”.


Quanto a ideia de consciência de classe, é preciso estar atento ao detalhe de que há uma diferença entre a “condição de classe e consciência de classe”. O pertencer a determinada classe ocorre quando há a propriedade ou o controle dos meios de produção.

Já a consciência de classe é o pensamento que depende conhecer (reconhecer) sua posição dentro desse sistema (do processo de produção). Devido a depender de uma visão particular, por muitas vezes, esta condição permanece escondida por uma orientação nostálgica voltada para o velho sistema de estamentos (sistema de privilégios, oriundos da aristocracia, propriedade de terras, hereditarismo), e também por pensar na existência de “camadas intermediárias a burguesia, ou pequeno burguesia”.


Em “O dezoito Brumário”, Marx aponta para as dificuldades da consciência de classe. Tal consciência é despertada, segundo Marx, após o fracasso dos pequenos camponeses em suas escolhas, no caso, exercendo direito do voto (escolhendo Napoleão III), no lugar de firmar-se como classe revolucionária dominante.

Existe um manual que descreve as ações para que haja de fato a consciência de classe?
Marx, aponta a solidariedade, sendo um fator necessário para que haja de fato a consciência de classe, que coletivamente, apresentaria resultado. A solidariedade seria, portanto, um elo fundamental e seu enfraquecimento é causado por : processo de isolamento,  falta de pensamento solidário e coletivo, substituído pela concorrência entre os indivíduos e a concorrência do consumo de bens. 
Para que de fato, haja a consciência de classe, é necessário substituir, ou melhor, transforma-se de “classe em si”, para “classe por si”. 

Apenas uma ilustração, para refletirmos sobre a solidariedade. Por @EnekoHumor












REFERÊNCIAS: DICIONÁRIO DO PENSAMENTO MARXISTA, EDITORA ZAHAR, 2001. P. 66-70. DICIONÁRIO DO PENSAMENTO SOCIAL NO SÉCULO XX, EDITORA ZAHAR, 1996. 98-101. 
Esta publicação e até mesmo a edição da mesma. Sem fins lucrativos e cite a fonte. Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TARSILA DO AMARAL E AS PAISAGENS BRASILEIRAS + sugestão de atividade

Tarsila do Amaral e as paisagens brasileiras¹ O olhar de Tarsila sob a paisagem da vida cotidiana, rica em elementos que retratam diversas paisagens de nosso país. EXEMPLO: "Morro de Favela" 1924-  O Morro de Favela compõe uma paisagem de uma cidade múltipla, partes dos elementos continuam no passado. Nesta obra está presente a separação do campo e a cidade, e como a urbanização brasileira, há o contraste da pobreza e riqueza. A obra registra a marginalização da população pobre e e a miserabilidade dos negros no Brasil. A tela mostra a pobreza das casas amontoadas e roupas despenduradas.   As paisagens da Tarsila fundem as ideias do desenvolvimento industrial e urbano com a (re) descoberta do Brasil, da cultura popular e do passado colonial. A paisagem brasileira é rica em elementos e retratam diversas paisagens do país. Sugestão de atividade Esta publicação é uma possibilidade de trabalho interdisciplinar entre a Geografia, História e a Arte, lembrando

TRÊS DEFINIÇÕES DA POBREZA- Milton Santos (Pobreza Urbana e Por uma outra globalização)

TRÊS DEFINIÇÕES DA POBREZA- Milton Santos (Pobreza Urbana e Por uma outra globalização)  Antes das definições dos "três tipos de pobreza, é importante compreender o que, a pobreza, pela ótica de Milton Santos, no livro: “Pobreza Urbana”: “o termo pobreza, não só implica um estado de privação material como também um modo de vida - um conjunto complexo e duradouro de relações e instituições sociais, econômicas, culturais e políticas, criadas para encontrar a segurança dentro de uma mesma situação insegura” (...) * É importante compreender que, o assunto exige de nós uma ótima dinâmica, onde todos os fatores (internos e externos), devem ser levados em consideração, caso ocorra o contrário, estaríamos correndo o risco de buscar soluções parciais e contraditórias. E tais medidas parciais e contraditórias são considerados pelo autor, como, maneira de “esquivar-se ao problema da pobreza”, ignorando que a nossa sociedade é dividida em classes e desiguais, por sinal.

''A mixofobia'', por Zygmunt Bauman

''A mixofobia'', por Zygmunt Bauman O sociólogo polonês Zygmunt Bauman utilizou o conceito de “Modernidade Líquida” (ou “Pós-Modernidade”) como forma de explicar como se processam as relações sociais na atualidade. Para Bauman, a modernidade “sólida”, forjada entre os séculos XIV e XV e cujo apogeu se deu nos séculos XIX e XX, teve como traço básico a ideia de que o homem seria capaz de criar um novo futuro para a sociedade, que cresceria em paralelo a uma vida enraizada em instituições fortes e presentes, como o Estado e a família. A confiança no homem e em sua capacidade de moldar o próprio futuro seria o principal traço desse período. Segundo Bauman, a partir das últimas décadas, sobretudo após a queda do Muro de Berlim, em 1989, essa modernidade “sólida” estaria em desintegração e seria gradualmente substituída por uma modernidade “líquida”. A palavra liquidez remete à fluidez, ausência de forma definida, velocidade, mobilidade e inconsistência. Esses ser