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DIDÁTICA E TECNOLOGIA: Conheça o QR CODE e torne suas aulas mais dinâmicas e atrativas

Conheça o QR CODE e torne suas aulas mais dinâmicas e tecnológicas

O QR CODE pose ser uma ferramenta que torna a aula mais dinâmica e já aproveita o gosto dos jovens por tecnologia e aulas diferenciadas.

O que é?
É um código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica. Esse código, após a decodificação, passa a ser um trecho de texto, um link e/ou um link que irá redirecionar o acesso ao conteúdo publicado em algum site.
Esse tipo de codificação permite que possam ser armazenada uma quantidade significativa de caracteres:

Numéricos: 7.089
Alfa-numérico: 4.296
Binário (8 bits): 2.953
Kanji/Kana (alfabeto japonês): 1.817

Origem
Inicialmente criado pela empresa japonesa Denso-Wave em 1994 para identificar peças na indústria automobilística, desde 2003 é usado para adicionar dados a telefones celulares através da câmera fotográfica. Os “QR Codes” estão sendo usados em muitas revistas, campanhas publicitárias e até em games, como o Homefront para divulgação de mensagens e dicas do jogo.

Para que serve?
A banda Pet Shop Boys, no clipe da música “Integral” utilizou inúmeros QR Codes com links para diferentes sites. No Brasil, o Metrô de São Paulo adotou o uso do QR Code para disponibilizar aos seu usuários o acesso mais rápido ao conteúdo do site do Metrô na sua versão mobile.

Embora pareça ter sido “desvirtuado” de sua concepção inicial, o QR Code também pode ser usado como uma maneira eficiente de adicionar dados num formato de cartão de visita em aparelhos celulares. Para criar o seu próprio QR Code, existem programas que podem ser instalados no PC ou podem ser gerados por serviços gratuitos disponibilizados em sites. Acessando o site, é possível criar um QR Code personalizado.


Segue abaixo, a nossa proposta de atividade baseada na utilização do QR CODE, no intuito de fazer com o que o aluno desenvolva o interesse, curiosidade e busque o conteúdo, desvenda o "tal mistério por detrás do código", quem também o discente pesquise, e se envolva um ainda mais com o conteúdo que está sendo trabalhado. 
A sugestão é: aplicar este tipo de atividade como trabalho complementar, ou como pesquisa. As propostas de atividades aqui elaboradas, já foram desenvolvids e aplicadas em sala com alunos.

Como criar um QR CODE?
Bem, há como criar em programas gráficos, porém, há uma forma muito mais fácil e "quase instantâneas" de criar seu o QR CODE, com o conteúdo, que você desejar. É preciso estar atento (a) aos detalhes e passo a passo da criação. 

Para conhecer o site gerador de QR CODE, CLIQUE QUI

Proposta de atividade 1
Tema: Globalização e a terceirização [CONTEÚDO DE DIRECIONAMENTO AO LINK]
3º Ano Ensino Médio
Descubra qual é o conteúdo codificado 


Proposta 2
Tema: "Por uma outra Globalização", Milton Santos [MULTIMÍDIA]
3º Ano Ensino Médio

Descubra qual é o conteúdo codificado 

Como você pode perceber, cada código acima, redirecionou para mídias distintas. A ferramenta online de criação de QR CODE, possui várias opções de mídias, para que você possa criar QR CODE de diferentes arquivos. Basta saber lidar com a ferramenta online, saber armazenar o código, salva-lo, e etc. Caso a dúvida se estenda, no YouTube ha vários vídeos tutoriais explicando passo a passo da criação de QR CODE. 






Publicação e elaboração das atividades: Fernanda E. Mattos, autora e colunista do blog Um quê de Crítica na Geografia. É permitido o compartilhamento desta publicação e até mesmo a edição da mesma. Sem fins lucrativos e cite a fonte. Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.






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