"OS NUMEROZINHOS E AS PESSOAS"- Sobre a renda per capita
Onde se recebe a renda per capita? Tem muito morto de fome querendo saber.
Charge: Armandinho |
Em nossas terras, os ''numerozinhos'', têm melhor sorte que as pessoas. Quando vão bem quando a economia vai bem? Quantos se desenvolvem com o desenvolvimento?
Em Cuba, a revolução triunfou no ano mais próspero de toda a história econômica da ilha. Na América Central, as estatísticas sorriam antes e riam quanto mais fodidas e desesperadas estavam as pessoas.
Nas décadas de 1950,1960 e de 1970, anos atormentados tempos turbulentos, a América Central exibia os índices de crescimento econômico mais altos do mundo e o maior desenvolvimento regional da história humana.
Na Colômbia, os rios de sangue cruzam os rios de ouro. Esplendores da economia, ossos de dinheiro fácil em plana euforia, o país produz cocaína, café e crimes em quantidade enlouquecedoras.
É nítida a atualidade de Galeano, e válido a comparação da realidade os locais descritos com as desigualdades de nosso país.
Texto publicado anteriormente no Blog Um quê de Marx. Síntese e Org: Fernanda E. Mattos, autora e colunista do Blog Um quê de Crítica na Geografia. Postagem baseada na obra: "O livro dos abraços, de Eduardo Galeano" L&PMPOCKET. É permitido o compartilhamento desta publicação e até mesmo a edição da mesma. Sem fins lucrativos e cite a fonte. Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Comentários
Postar um comentário