GEOGRAFIA E LITERATURA (Segunda Guerra Mundial) - “A BOMBA DE DEUS” - Em 1945, enquanto este dia nascia, Hiroshima morria” Por Eduardo Galeano
“A BOMBA DE DEUS” - Em 1945, enquanto este dia nascia, Hiroshima morria”
Takashi Morita, sobrevivente da bomba atômica de Hiroshima, no livro “A última mensagem de Hiroshima. Ilustração da bomba presente na capa do livro. |
Em 1945, enquanto este dia nascia, Hiroshima morria. Na estreia mundial da bomba atômica, a cidade e sua gente viraram carvão em um estante.
Os poucos sobreviventes perambulavam, mutilados, sonâmbulos, no meio de ruínas fumegantes. Andavam nus, e em seus corpos as queimaduras haviam estampado as roupas que usavam quando houve a explosão.
Nos restos das paredes, o relâmpago do fogo da bomba atômica tinha deixado impressas as sombras do que houve: uma mulher com os braços erguidos, um homem, um cavalo amarrado...
Três dias depois, o presidente Harry Truman falou pelo rádio:
Disse:
- Agradecemos a Deus por ter posto a bomba em nossas mãos e não nas mãos dos nossos inimigos; e rogamos a Deus que nos guie em seu uso, de acordo com seus caminhos e seus propósitos.
As sombras ficaram estampadas, no ato em que ocorreu a explosão. |
Harry S. Truman foi o 33º presidente dos Estados Unidos. O último running mate de Franklin D. Roosevelt em 1944, Truman chegou à presidência em 12 de abril de 1945 após a morte de Roosevelt.
Assista: "O homem que filmou a bomba de Hiroshima. Clique aqui.
SÍNTESE E PUBLICAÇÃO: FERNANDA E. MATTOS, AUTORA E EDITORA DESTE BLOG. referência: os filhos dos dias. eduardo galeano. editora: l&pm editores. página 292.
É permitido o compartilhamento desta publicação e até mesmo a edição da mesma. Sem fins lucrativos e cite a fonte. Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Comentários
Postar um comentário